terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desfile corporativo

Desfile corporativo
Eis a moda nas empresas: contratar renomados estilistas para desenhar as roupas de seus funcionários

JOÃO CARLOS GODOY

FOTOS: GUSTAVO SCATENA/IMAGEM PAULISTAAs portas do elevador se abrem e o desfile começa. São 130 mulheres caminhando de sala em sala, de um corredor para o outro, subindo e descendo degraus. Mas atenção! Elas não descem do salto. Não estamos falando do São Paulo Fashion Week ou de outro evento do calendário de moda brasileira. O vai-e-vem das “modelos” se passa nos corredores da consultoria PricewaterhouseCoopers. A empresa contratou a estilista Marie Toscano, famosa por desenhar os modelitos da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, para criar os uniformes das secretárias dos executivos de alto escalão da companhia. “Investir no visual do funcionário é o mesmo que investir no cartão de visita da empresa”, afirma Selma Munhoz, supervisora de recursos humanos da Pricewaterhouse- Coopers. Foram criados 25 modelos para cada funcionária, um total de 3,25 mil peças, que incluem saias, ternos femininos, vestidos, camisas, sapatos, acessórios e muito mais. “Quebrei a imagem formal do uniforme, os modelos podem ser usados em diversas ocasiões do dia-a-dia”, explica Marie Toscano. Esse é um movimento que tem conquistado cada vez mais adeptos no universo corporativo. Empresas como Sofitel, Heineken, TAM, McDonald’s e outras gigantes estão convocando estilistas para repaginar as roupas de seus funcionários para ganharem ares mais sofisticados. A moda criada para as empresas vem se tornando cada vez mais importante nos ateliês dos estilistas. Além de ter trabalhado com a Price, Marie Toscano também desenhou os dez mil uniformes da companhia aérea TAM. Empolgada com o mercado, ela criou uma divisão de design corporativo, na qual são criados novos projetos cujos preços variam entre R$ 40 mil e R$ 120 mil. “Recebo em torno de quatro convites por mês, é um negócio lucrativo para o mercado da moda”, diz Marie. O renomado estilista Mário Queiroz assina embaixo. Depois de criar os uniformes para o restaurante P. Verger, localizado no hotel Sofitel São Paulo, ele desenvolveu os trajes dos 320 funcionários do Hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, no litoral paulista. “A moda é uma forte aliada do mundo corporativo”, destaca o estilista. O cliente aplaude. “Os uniformes criados pelo Mário Queiroz fizeram muito sucesso com os hóspedes”, diz Mariângela Klein, gerente de marketing da marca Sofitel para a América do Sul. Detalhe: a empresa investiu apenas US$ 15 mil.


CRIATIVOS: Juliana Jabour (acima) foi contratada pela cervejaria Heineken, Mário Queiroz foi convocado pelo Hotel Sofitel Jequitimar e Marie Toscano (à esq.) desenhou os uniformes da PricewaterhouseCoopers

Enquanto no Brasil esse mercado ainda é embrionário, no Exterior ele caminha, quer dizer, desfila a passos largos. O McDonald’s, por exemplo, chegou a cotar o nome do italiano Giorgio Armani para a criação de novos uniformes. O mesmo fez a companhia aérea Air-India que contou com o trabalho de Pierre Cardin para repaginar o guarda-roupa de seus colaboradores. “Para o consumidor, essas ações diferenciam a imagem da empresa”, analisa Miriam Levimbook, professora do curso de negócios de moda da Universidade Anhembi Morumbi. “Proporcionam sofisticação à marca.” É exatamente o que a cervejaria Heineken foi buscar ao se unir à estilista Juliana Jabour. A campanha de novos uniformes da marca, restrita somente aos promotores, resultou em 40 peças. “Essa ação aproximou a nossa marca do público”, declara Herbert Gris, gerente de marketing da Heineken no Brasil. “Tive a oportunidade de criar para produtos e públicos que não estão diretamente ligados à moda”, reforça Juliana Jabour. Eis uma moda que veio para ficar.

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