segunda-feira, 8 de março de 2010

Dicas de moda para grávidas

Opção Tecidos - Ribeirão Preto

Dicas de moda para grávidas
Luciana Campos

Muitas meninas escrevem para a gente pedindo dicas de como se vestir bem para grávidas. Aproveitei que hoje é Dia Internacional da Mulher (parabéns, bonitas!!) e que uma grande amiga minha também está esperando seu primeiro baby e resolvi falar sobre isso.

A minha amiga Ellen está no terceiro mês, mas já quer saber tudinho sobre como andar na moda (e sem gastar muito), mesmo barrigudinha. E super dá, viu gente.

Primeiros passos

Logo que você descobrir que está gravidíssima, o ideal é se preparar e ter peças que serão usadas durante este tempo. Porque se levarmos em conta que a barriga vai crescer durante nove meses e demora mais uns três para ela ficar sequinha novamente, lá se vai um ano. Então é legal ter um mini-guarda-roupa para ser usado nesse período, principalmente se você trabalha, tem afazeres diversos fora de casa e precisa estar sempre arrumadinha.

Esse mini-guarda-roupa vai funcionar muito mais para incrementar o que a gente já tem. E já que o tempo de vida útil não vai ser tão grande, o ideal é que você invista em peças não tão caras – de boa qualidade sim, mas sabendo que não as usará por muito tempo.

Aí a segunda providência é tirar do guarda-roupa tudo que já não serve mais e que não vai servir nos próximos meses. O que já está mais velhinho ou nunca foi muito querido mesmo vai embora. A ideia é abrir espaço no armário para as novas peças que vão aparecer.

Aquelas roupas que você AMA, mas que não vão servir nos próximos meses, você guarda em uma mala para usar depois que a barriga for embora e um bebê lindo chegar.

É bom fazer isso porque com o armário mais vazio dá pra enxergar quais são as suas maiores (e reais) necessidades e como você pode planejar melhor suas futuras compras.

Roupa de grávida?

Ah meninas, e não é porque você está grávida que você só vai poder comprar em lojas de grávida, né?

As roupas precisam apenas servir no seu novo corpo, que vai ter formas diferentes do que ele tinha. E tem que se adaptar a essas novas formas levando em conta, principalmente o conforto. O caimento das peças tem que ser enviesado ou ajustado de um jeito que o corpo não seja só barriga. Um bom exemplo disso são aqueles vestidos transpassados (tipo cache-coeur) – eles deixam as grávidas lindas e femininas, sem parecer um barrilzinho, sabem?

O que vestir?

Um dos primeiros sinais que o corpo da mulher dá, é o crescimento dos seios. Eles costumam ficar grande e bonitos, então invista em decotes bacanas e colo sempre à mostra (mas sem ser de um jeito vulgar, tá?).

Outra dica legal é deixar os bracinhos também à mostra – já que os seios super crescem, a barriga mega cresce, e proporcionalmente, mesmo se o braço é gordinho, ele parece fino – aí equilibra.

Duas peças são ótimas, mas vestidinhos também devem ser usados! Os mais ajustados são perfeitos e podem ser usados com calça por baixo (pra delinear pernocas).

O mais legal é achar pecinhas que sirvam durante a gravidez, mas que também possam ser usadas depois – vestidos mais soltinhos, batinhas, calças e bermudas de amarrar, macaquinhos, paletós evasês, máxi-cardigans… As lojas têm uma infinidade de opções.

Mas pra não virar um ‘barrilzinho’ tem sempre que usar alguma peça mais justinha: bata com calça skinny ou bermuda larguinha com camiseta de malha mais ajustada ou vestido com decote império (mais coladinho nos seios e que abre na parte da barriga)… Assim a silhueta não fica toda redondinha.

Tecidos

É bem importante checar o material que a peça é feita, porque futuras mamães sentem mais calor e tecidos naturais (algodão, seda, linho e lãzinha) ou viscoses são mais confortáveis e deixam o corpo respirar.

Acessórios

Mas o mais legal de tudo é investir em acessórios. Eles dão um charme todo especial às roupas e poderão ser usados mesmo depois que o baby nascer. Arrasa com colares, bolsas, brincos e anéis incríveis.

Sutiãs

É bom ter cuidado com os sutiãs. Eles não podem marcar as costas, nem dividir o peito.

Saltos

Como a barriga vai pesar, o conforto vai ser item fundamental em qualquer produção. E uma dúvida que sempre aparece entre as mulheres é o que calçar. Os especialistas alertam que o ideal é usar sapatos sem salto ou com salto pequeno e bem firme. Isso porque o eixo do corpo muda (as bonitas precisam se esforçar mais para sustentar o barrigão na frente e a postura fica mesmo diferente), então saltos muito altos acabam empurrando ainda mais a gente pra frente.

Outra coisa que tem que prestar atenção: os pés das mamães costumam inchar durante a gestação, então é sempre bom garantir uns três ou quatro pares de sapato com pelo menos um número maior e de preferência sem saltos. Conforto tem que ser prioridade!!!

Outras dicas

Aposte em looks monocromáticos – que alongam a silhueta. Se não for tudo de uma cor só, opte por um tom sobre tom.

Listas verticais são interessantes, mas lembre que roupas bicolores em cores fortes acabam deixando a gente mais redondinha.

Evite roupas apertadas e roupas grandes demais também – o ideal é que elas acompanhem a forma do seu corpo.

Aproveite para usar e abusar de paças com cortes estilo cachecour (transpassado). A amarração lateral valoriza o colo e deixa a barriga proporcionalmente mais equilibrada com o restante do visual.

Blazers acinturados disfarçam a falta de cintura.

Como as pessoas vão olhar muito para você, esteja sempre com o visual em ordem, cabelo bem cuidado e pele limpa.
http://blog.tribunadonorte.com.br/elas/dicas-de-moda-para-gravidas/45489

Nenhum comentário: